Povo de Danu

Versão 2.0

Quando vc cai do ninho em um mundo estranho sua percepcao da vida, pessoas, espacos inevitavelmente ira mudar. Nao eh opcao, eh necessidade.
Em post anteriores falei sobre a comida (batata-cerveja-batata), o clima (chuva-vento-chuva), baladas (beber-cair-fuck off!!) e algumas outras coisas q tenho conseguido perceber nesses meus 2MESES DE DUBLIN!
Outra que me chama atencao sao os passaros urbanos. Acustumado com o ceu de BH dominado por pardais, aqui me deparei com 4 especies bem diferentes sobrevoando a ilha. Pombos suicidas, parece q tomam doce ficam ligadoes, andando freneticamente pra um lado e pro outro atropelando quem tiver no caminho ao inves de voar e deixar as ruas para os terrestres. O corvo, sempre sozinho, nao da muito o ar da graca, mas qdo cruza seu caminho adora te empeitar com um olhar "sou feio mais sou feliz" e ate solta umas risadas macabras pra te espantar. As gaivotas ainda nao me acustumei com elas, invadem a cidade feito vikings em busca de comida e seguem a linha "katia", nao vejo ninguem. E um passaro branco-e-preto, nao sei o nome, mas q tem um dito q qdo vc ver um eh azar, dois eh sorte, tres vc vai encontrar um amigo, tres vc vai encontrar uma amiga, cinco eh ouro, seis eh prata e sete vc precisa fazer uma escolha q mude o seu destino.....desde q cheguei aki so vejo 1, uffff dito idiota!
Fui a minha primeira balada brasileira ao som perfeito da DJ Marina Diniz no niver da Fabi, em um pub nao muito cheio, mas com um consideravel numero de curiosos nao-brasileiros, dancar akeles saudosos sambas foi um dever civico.
Mas um assunto muito delicado q pretendo tratar sutilmente diluido nas entrelinhas dos proximos post eh sobre os brasileiros no exterior, mas de inicio kro tentar deixar claro, sem generalizar ou influenciar preconceitos, qual eh "minha propria" singela opiniao:
- Nao serei seu amigo simplesmente pq vc eh brasileiro;
- Estamos longe do Brasil, mas cheio de Brasileiros aki. Se seu portugues nao permite tente se comunicar em ingles. As vezes usando so o verbo to be fica mais facil;
- Se vc foi pra Paris (ou onde for)com seus amigos brasileiros por um final de semana, nao venha me dizer q conhece a Franca. Conhecer Dublin nao eh conhecer a Irlanda;
- O modo de se vestir eh uma coisa complicada, mas sair na rua com uma calca disel, camiseta armani, bone adidas, tennis nike, eh o msm q escrever na testa "sou miseravel".
- Nao kro roubar seu emprego de cleaner e nao vou dizer q sua feia namorada espanhola eh bonita so pq ela eh espanhola. Feio nao eh Bonito em qquer lugar do planeta;
- Antes de sair do Brasil tenta se informar um pouco sobre a historia, cultura e geografia do seu pais. Me embrulha o estomago assistir brasileiros dizendo q sao do RJ (tdo brasileiro diz ser do RJ qdo ta falando com estrangeiros) e no brasil so tem samba, futebol e mulher gostosa. Se nao tem condicoes de passar uma imagem real do Brasil...diga q eh argentino!!
ufa! precisava desse desabafo.....obrigado galera!
Continuando, minha escola. Mudei de nivel e agora to em uma turma um pouco mais avancada, deem parabens pra mim! Foram otimas minhas aulas com, Ashiling, uma menina de cork, cidade do sul, q veio pra cidade grande estudar pra ser professora. Mas minha nova professora, Iffah, nascida em Dublin, politizada e quem vivenciou o fim da guerra civil no pais. Ela acredita na teoria do Michel Thomas de escola organica, o ensino eh passado contextualizado com sua realidade. Entao, assistimos Hitchcock, discutimos artigos de revista muito interessantes e deixamos um pouco de lado o cronograma oficial. Alem de saber tudo sobre a Irlanda e a complicada relacao com os ingleses, para se terem uma ideia, o presente de natal q ela dara aos amigos no final do ano eh o DVD do Zeitgeist II, eh mais anti-americano q o bin laden, e na aula de apresentacao tinham curiosas questoes as quais ela respondeu q se pudesse ser alguma celebridade gostaria de ser Bob Marley, e para a outra questao sobre hobbies respondeu q sua brincadeira predileta eh brincar de ser o Bob Marley. E alem de tudo, eh linda!!! enfim, estou apaixonado pela minha professora.
No limite. Eh a minha situacao no D4 Hotels, com esse sugestivo nome ja poderia imaginar oq me esperava. A relacao com os funcionarios eh melhor com o povo do leste europeu, q nao falam ingles, doq com os brasileiros q so kerem fuder um ao outro. Como se nao bastasse as atividades degradantes de um sub-emprego, os supervisores imigrantes de paises miseraveis aproveitam a oportunidade de estar pela primeira vez em um nivel um pouco melhor (ainda abaixo da linha do mar) e alimentam a relacao desumana no ambiente de trabalho para estrangeiros q se aventuram no "primeiro mundo". O comportamento de frango de granja da maioria dos meus colegas de trabalho que submetidos a pressao perdem os escrupulos na disputa de pegar mais privadas para ganhar mais dinheiro.....ufff
desculpem galera....foi de mais pra mim, nao dei conta...tive q me corromper.....na proxima segunda comeco a trabalhar no Mc Donalds!!
ate a proxima semana

2 comentários:

Hi!
How many fucking things are you done, fucking friend !!! Brazilian guys in another place are stupid too, not much diferent were, and yes, ugly people are ugly people!
Work in MCDonals maybe be cool! But keep out of the hamburgers!
Here, any fucking friend invite me to drink a fucking beer... Where are you to do that?

Até!

Ao Zeitgeist se espalhando pelo mundo. Aqui no Ibmec parece já ser tema de aulas esta segunda versão, o Addendum.
De uma professora de inglês baiana, morena de sol, aqui do prédio, para uma professora linda e "cabeça" na Irlanda, encontrar apenas um pássaro está é trazendo sorte.