Povo de Danu

Versão 2.0

Acordei cedo em Templemore, a cidadizinha da mae do Michael, e ainda com a grama congelada fomos para a Igreja participar da celebracao dos 15 anos do falecimento do pai do Michael.
Mesmo solonento e deslumbrado por enfim comecar a descobrir realmente a cultura irlandesa, diante de tanta novidade as semelhancas daquela simpatica senhora com minha vo Tieta fez daquela manha a mais saudosa desde que cheguei na Irlanda.
Acordar cedinho em uma manha congelante e o cafe ja esta pronto na mesa e uma velhinha aquecida por uma fe ferverosa me esperando para a missa. A velhinha que, com um sorrisinho escondido, reprime suas piadinhas na igreja, mas sem esconder a satisfacao por vc esta ali ao lado dela. A lista de numeros de telefone de toda familia, colada ao lado do telefone, pregos espalhados pelas paredes para pendurar trecos, santos, oracoes e um monte de coisa quardada que ela nunca vai precisar, mas se justifica, quem sabe um dia alguem precise...

Enquanto falava com Deus em portugues mesmo, porque o sotaque de um padre irlandes idoso do interior eh impossivel de entender, pensava na irresistivel ligacao que ainda nesse dia eu faria pra ela:
- Ei vo!!! Eh o Juninho, tdo bem ai?
- Eu sei q o Juninho. Gracas a Deus meu filho, ta tdo bem gracas a Deus. E vc?
- To bem vo. Fui a missa com a mae do frango d`agua, ela eh igualzinha a senhora....as mesmas manias de veiii... hehehe
e o tio Genesio ta bem tb, aquele sem uma isca de religiao, ate foi a missa semana passada.
To estudando...trabalhando....
- E a cachacada?
- Ah vo, nao sou de ferro ne?....to precisando sai da pegacao vo....to demaaaais.
- Fe da puta!!! para com isso, escuta sua vo! Eu to achando q vc formou em faculdade de safadeza!!aiaiai.... Mas, e vc meu filho, ta gostando mesmo dai? e o friiiiio?
- To adorando vo, ta tdo legal.
- entao, ta bom......
- O vo reza por mim, ta?
- O meu filho vc sabe q eu nao rezo pra ninguem em especial. Mas rezo pra toda nossa familia, primeiro meus filhos e depois meus netos, mas pode ter certeza q to pedindo pra nossra aparecida iluminar seus caminhos.
- Ta bom vo....fica amarrando mixaria. Tchau proce! benca vo?
- Tchau meu filho, fica com Deus, q Deus t abencoe e qdo vc quiser voltar vc volta.

Saimos da igreja e fomos tomar um cha na ksa de um parente e em menos de 10minutos minha irma me liga pra contar q de pura antipatia a vo nao quis acordar hoje. Liguei pro tio Genesio q estava em outra ksa e ele ainda nao sabia de nada. Tive q retornar pra minha irma, sofrendo pelas duas vos q eu amo, pra confirmar de novo qual era a vo q nao me esperaria voltar pro Brasil para poder dar a noticia ao tio. Minha irma confirmou de novo. A vo que nao vou encontrar mais eh aquela "a mais velha do santa helena".
Um dia antes ela tinha feito uma endoscopia e todo mundo foi "la em ksa" paparicar a veia. Consigo escutar ela dizer: - Oh! tava so eu e a Marli aki, ate ainda agora. Num instantim apareceu essa cambada. Esse povo daki de ksa eh igual bicho-de-monte, so anda em tropa.
Pela endoscopia os medicos encontraram uma manchinha no esofago, q pra mim seria um pedacinho de fumo q teria agarrado ali, mas poderia ser algo grave. Ela q sempre dizia: "Eu sou uma boba! nao compreendo muito bem das coisas, nao." ja sabia oq tava acontecendo com ela, a razao de tanto esmuricimento.
Levantar cedo, varrer as folhas no lote, fazer o cafe e o come fica pronto ao meio dia, cambada! quem quiser comer come, quem nao quiser nao come, mas vou avisando q quem vem na frente bebe agua limpa e vcs conhecem como eh aki em ksa, na msm hora q nao tem ninguem chega a tropa toda pra almocar.
A oracao de dispois do come: "obrigado Senhor, por vos me destes o de comer sem eu merecer. Amem." e o irrecusavel convite pra tirar-um-sono depois do almoco. De tardizinha vai chamar o Rodrigo pra gente buscar umas latas de oleo q ta em promocao la no Epa ou entao ir ganhar o dinheiro do a-po-sen-ta-do do Divino no vispa na ksa da Neide. A noite, sem dar convianca, a vo e a Xica do Machado (a gata) se recolhiam no quarto e de tras da porta se ouvia, baixinho, os murmurios de suas oracoes.
Oh vo, eu sou um Ze do zeca (cabeludo) que nao agradeco o come (como mto e nao engordo), mas eu juro q nao eh antipatia qdo eu digo q minha comida predileta eh a sua carne de panela, abobora, arroz (novo), feijao (inteiro), alface temperada com limao do lote, pimenta, farinha e suco de cove do lote tb.
Hj fica ainda mais claro o significado da "hora do come" q a senhora tentou mostrar pra gente todos esses anos. A senhora programava seu dia todo pra aquele momeno sagrado, de partilha, onde a senhora compartilhava com a gente todo seu amor, carinho e nos alimentava tambem com sua fe. O restinho de suas forcas fazia oq a senhora acreditava ser sua principal obrigacao, manter toda nossa familia unida e tentar ensinar oq a senhora aprendeu depois de 84anos q o mais importante dessa vida eh a familia e a fe.
Agradeco a Deus pela fantastica experiencia de ter sido seu neto e pela tranquila e merecida passagem q a senhora teve. A senhora achou q ficaria longe das antipatias? agora vai ter q aturar o Marcelo, o mais antipatico de todos. Mas tem o tio nhanha pra tomar conta da senhora, tia Judite pra parceria no vispa e a tia Nair pra lembrar a senhora de tomar banho. Agora sei q quem nao entende mto das coisas sou eu, mas tenho a certeza de onde estiver a senhora continua cumprindo seu papel de mae, de vo, de crista e divertindo muito gente por ai.
Deus ta t chamando, Marieta-ta!

5 comentários:

Écio. Que triste notícia. Nossa.. Me lembro de você sempre comentar sobre ela.
A vida é estranha, sempre tão fugaz...
Que Deus a acolha com a mesma alegria que vc dizia que ela tinha.
Conte comigo para o que precisar amigo.

Écio,

Mesmo longe tenha certeza de que pode contar comigo e, com certeza com todos nós. Tenho certeza que ela está bem onde está. Muito melhor que nós.
Espero que esteja tudo bem com você, os poucos e corridos minutos que raramente nos falamos com certeza não servem de base para essa conclusão.

Fica com Deus amigo, e qualquer coisa estamos aqui viu!!!

Chico

Menino,
Coisa mais linda. Chorei ao ler...
Que você fique bem na certeza de que pra tudo tem um jeito...
Bj

Ècio, sinto com você sua perda.
beijo do amigo cheio de saudades

Ecim, eu não aguentei, tive q ler isso, fiquei muito triste,c sbe que eu derreto mais q a manteiga de garrafa do Espetim... Vc sempre falava dela com muito amor!!Do fumo então, são casos que não esqueço...
Pode ter certeza q ela tá olhando por todos vcs e a cada dia dando mais e mais força!
Conte comigo sempre...meu amor por vc é eterno viu???