Povo de Danu

Versão 2.0

Primeiramente quero agradecer de coracao o apoio de todos meus amigos que foram solidarios com a dor pela perda da minha vo. Pelo blog, orkut, email, telefonemas muitos ajudaram-me aliviar um pouco essa dor. Muito obrigado!

Para o conhecimento de todos "Oiche Shamhma" (pronuncia ee-hah how-nah)era o festival celta q celebrava o fim do verao, carregado de rituais e simbolos para pedir aos deuses protecao contra os males do inverno, espiritos maus, a fome e o friiio. Esse interesante costume irlandes foi disseminado pro mundo inteiro como o comercial bobo, rotulado made in USA, Hallowen. Tamben depois de St Patrick os irlandeses nao teriam muito estimulo para defender seus antigos costumes. Um irlandes bebado em um pub me disse q St Patrick representa para a cultura da Irlanda o mesmo que os jessuitas pra cultura do Brasil. Tirem vcs msm suas conclusoes. Nao participei da festa, mas senti a energia e a movimentacao da cidade para essa esperada noite e qdo fui trabalhar no outro dia as 7h ainda se via bruxas e homens cabeca de abobora celebrando a ultima noite do verao (uma semana atrasado).

O outono sem duvidas eh a coisa mais chique q vi na europa desde entao. No caminho do meu trabalho caminho uns 20min (a metade da minha jornada ksa/trbalho de 40min) por uma longa avenida onde o dois lados da rua e o canteiro central estao cobertos por folhas(daquelas da bandeira do Canada)cor de banana prata no chao e ainda nas arvores. Na fachada de algumas casas se ve trepadeiras e alguns pequenos arbustros, com folhas do msm formato, vermelhas, cor de manga rosa. O dia amanhecendo as 7h me sauda todos os dias, na metade do caminho do meu trabalho, com alguns minutos de ceu purpura. E ainda os raios claros desse sol gelado por entre as arvores........eh impossivel descrever, tentei ser o mais preciso possivel, eh lindo, eh lindo, eh lindo.

Trabalho com gente das Ilhas Mauricios (povim fedaputa), Lituenia, Hungria, Romenia, China, Coreia, e uma galera de todo canto do Brasilzao. Trabalho cansativo, muita pressao e um hotel desorganizado pra la de Marraquexe. Lucas e Maria, nossa amiga lokissima, ja sairam fora. Eu continuo procurando "empregoss".

Dublin, ao meu ver, eh uma cidade perigosa. A cultura de gangs e a mistura heterogenea de muitas nacionalidades t deixa com um pe atras o tempo tdo e em tdo lugar. Os temidos "Narks", o skinheads de Dublin, e uma cambada de adolescentes q aproveitam das regalias por serem menores de idade para pintar e bordar, e o foco sao estrangeiros. Pessoas t abordam na rua pedindo dinheiro tentando entimidar e se ve, na msm proporcao, criancas e adultos, irlandeses na maioria, com os olhos roxos e hematomas das rotineiras brigas. Sai do Brasil com a ilusao idiota de q nao veria violencia na europa, mas descobri q o ser humano tem diferentes motivos e formas de se violentar.

Algumas semanas atras tivemos a divertida visita de Antonie, o primo distante da Tiphaine, q chegou da franca de mala e cuia direto pra nossa sala ate conseguir um flat. Dooooido de pedra, dancava techno tonic na sala e minutos depois chorava no telefone com a mae e/ou amigos de saudade deles (2dias q tinha deixado paris). Ainda bem q se mudou pq escapou por pouco da Tiphaine mata-lo aki. Tio Genesio esteve aki 2dias e fomos pra "pegations" como nos bons tempos de Brasil e agora ele nao acha Dublin tao ruim qto pensava.

Depois fomos para Templemore, cidadizinha da regiao central da Republica da Irlanda, e conheci a familia do Michael, tipica familia irlandesa. Musica e comida tipica na fazenda e um bom vinho aquecido em cima da lareira, trazido de portugal pelos meus tios, foram 2dias q consegui aprender mto sobre esses nativos da ilha.

Recebo varios pedidos de fotos, mas kro ver quem vai pousar para uma foto na pc 7 ou nos eventos da pc da estacao pra me enviar e diminuir minhas saudades. E os churrascos? butecadas? eu vim pra ca e meus amigos encaretaram?? facam-me o favor de manter meu nome nos emails sobre as baladas pq eu to contando tdo q acontece aki e sabendo de nda dai!

1 comentários:

Dear Friend, i send photos to you!