Povo de Danu

Versão 2.0

Quando vc cai do ninho em um mundo estranho sua percepcao da vida, pessoas, espacos inevitavelmente ira mudar. Nao eh opcao, eh necessidade.
Em post anteriores falei sobre a comida (batata-cerveja-batata), o clima (chuva-vento-chuva), baladas (beber-cair-fuck off!!) e algumas outras coisas q tenho conseguido perceber nesses meus 2MESES DE DUBLIN!
Outra que me chama atencao sao os passaros urbanos. Acustumado com o ceu de BH dominado por pardais, aqui me deparei com 4 especies bem diferentes sobrevoando a ilha. Pombos suicidas, parece q tomam doce ficam ligadoes, andando freneticamente pra um lado e pro outro atropelando quem tiver no caminho ao inves de voar e deixar as ruas para os terrestres. O corvo, sempre sozinho, nao da muito o ar da graca, mas qdo cruza seu caminho adora te empeitar com um olhar "sou feio mais sou feliz" e ate solta umas risadas macabras pra te espantar. As gaivotas ainda nao me acustumei com elas, invadem a cidade feito vikings em busca de comida e seguem a linha "katia", nao vejo ninguem. E um passaro branco-e-preto, nao sei o nome, mas q tem um dito q qdo vc ver um eh azar, dois eh sorte, tres vc vai encontrar um amigo, tres vc vai encontrar uma amiga, cinco eh ouro, seis eh prata e sete vc precisa fazer uma escolha q mude o seu destino.....desde q cheguei aki so vejo 1, uffff dito idiota!
Fui a minha primeira balada brasileira ao som perfeito da DJ Marina Diniz no niver da Fabi, em um pub nao muito cheio, mas com um consideravel numero de curiosos nao-brasileiros, dancar akeles saudosos sambas foi um dever civico.
Mas um assunto muito delicado q pretendo tratar sutilmente diluido nas entrelinhas dos proximos post eh sobre os brasileiros no exterior, mas de inicio kro tentar deixar claro, sem generalizar ou influenciar preconceitos, qual eh "minha propria" singela opiniao:
- Nao serei seu amigo simplesmente pq vc eh brasileiro;
- Estamos longe do Brasil, mas cheio de Brasileiros aki. Se seu portugues nao permite tente se comunicar em ingles. As vezes usando so o verbo to be fica mais facil;
- Se vc foi pra Paris (ou onde for)com seus amigos brasileiros por um final de semana, nao venha me dizer q conhece a Franca. Conhecer Dublin nao eh conhecer a Irlanda;
- O modo de se vestir eh uma coisa complicada, mas sair na rua com uma calca disel, camiseta armani, bone adidas, tennis nike, eh o msm q escrever na testa "sou miseravel".
- Nao kro roubar seu emprego de cleaner e nao vou dizer q sua feia namorada espanhola eh bonita so pq ela eh espanhola. Feio nao eh Bonito em qquer lugar do planeta;
- Antes de sair do Brasil tenta se informar um pouco sobre a historia, cultura e geografia do seu pais. Me embrulha o estomago assistir brasileiros dizendo q sao do RJ (tdo brasileiro diz ser do RJ qdo ta falando com estrangeiros) e no brasil so tem samba, futebol e mulher gostosa. Se nao tem condicoes de passar uma imagem real do Brasil...diga q eh argentino!!
ufa! precisava desse desabafo.....obrigado galera!
Continuando, minha escola. Mudei de nivel e agora to em uma turma um pouco mais avancada, deem parabens pra mim! Foram otimas minhas aulas com, Ashiling, uma menina de cork, cidade do sul, q veio pra cidade grande estudar pra ser professora. Mas minha nova professora, Iffah, nascida em Dublin, politizada e quem vivenciou o fim da guerra civil no pais. Ela acredita na teoria do Michel Thomas de escola organica, o ensino eh passado contextualizado com sua realidade. Entao, assistimos Hitchcock, discutimos artigos de revista muito interessantes e deixamos um pouco de lado o cronograma oficial. Alem de saber tudo sobre a Irlanda e a complicada relacao com os ingleses, para se terem uma ideia, o presente de natal q ela dara aos amigos no final do ano eh o DVD do Zeitgeist II, eh mais anti-americano q o bin laden, e na aula de apresentacao tinham curiosas questoes as quais ela respondeu q se pudesse ser alguma celebridade gostaria de ser Bob Marley, e para a outra questao sobre hobbies respondeu q sua brincadeira predileta eh brincar de ser o Bob Marley. E alem de tudo, eh linda!!! enfim, estou apaixonado pela minha professora.
No limite. Eh a minha situacao no D4 Hotels, com esse sugestivo nome ja poderia imaginar oq me esperava. A relacao com os funcionarios eh melhor com o povo do leste europeu, q nao falam ingles, doq com os brasileiros q so kerem fuder um ao outro. Como se nao bastasse as atividades degradantes de um sub-emprego, os supervisores imigrantes de paises miseraveis aproveitam a oportunidade de estar pela primeira vez em um nivel um pouco melhor (ainda abaixo da linha do mar) e alimentam a relacao desumana no ambiente de trabalho para estrangeiros q se aventuram no "primeiro mundo". O comportamento de frango de granja da maioria dos meus colegas de trabalho que submetidos a pressao perdem os escrupulos na disputa de pegar mais privadas para ganhar mais dinheiro.....ufff
desculpem galera....foi de mais pra mim, nao dei conta...tive q me corromper.....na proxima segunda comeco a trabalhar no Mc Donalds!!
ate a proxima semana

Primeiramente quero agradecer de coracao o apoio de todos meus amigos que foram solidarios com a dor pela perda da minha vo. Pelo blog, orkut, email, telefonemas muitos ajudaram-me aliviar um pouco essa dor. Muito obrigado!

Para o conhecimento de todos "Oiche Shamhma" (pronuncia ee-hah how-nah)era o festival celta q celebrava o fim do verao, carregado de rituais e simbolos para pedir aos deuses protecao contra os males do inverno, espiritos maus, a fome e o friiio. Esse interesante costume irlandes foi disseminado pro mundo inteiro como o comercial bobo, rotulado made in USA, Hallowen. Tamben depois de St Patrick os irlandeses nao teriam muito estimulo para defender seus antigos costumes. Um irlandes bebado em um pub me disse q St Patrick representa para a cultura da Irlanda o mesmo que os jessuitas pra cultura do Brasil. Tirem vcs msm suas conclusoes. Nao participei da festa, mas senti a energia e a movimentacao da cidade para essa esperada noite e qdo fui trabalhar no outro dia as 7h ainda se via bruxas e homens cabeca de abobora celebrando a ultima noite do verao (uma semana atrasado).

O outono sem duvidas eh a coisa mais chique q vi na europa desde entao. No caminho do meu trabalho caminho uns 20min (a metade da minha jornada ksa/trbalho de 40min) por uma longa avenida onde o dois lados da rua e o canteiro central estao cobertos por folhas(daquelas da bandeira do Canada)cor de banana prata no chao e ainda nas arvores. Na fachada de algumas casas se ve trepadeiras e alguns pequenos arbustros, com folhas do msm formato, vermelhas, cor de manga rosa. O dia amanhecendo as 7h me sauda todos os dias, na metade do caminho do meu trabalho, com alguns minutos de ceu purpura. E ainda os raios claros desse sol gelado por entre as arvores........eh impossivel descrever, tentei ser o mais preciso possivel, eh lindo, eh lindo, eh lindo.

Trabalho com gente das Ilhas Mauricios (povim fedaputa), Lituenia, Hungria, Romenia, China, Coreia, e uma galera de todo canto do Brasilzao. Trabalho cansativo, muita pressao e um hotel desorganizado pra la de Marraquexe. Lucas e Maria, nossa amiga lokissima, ja sairam fora. Eu continuo procurando "empregoss".

Dublin, ao meu ver, eh uma cidade perigosa. A cultura de gangs e a mistura heterogenea de muitas nacionalidades t deixa com um pe atras o tempo tdo e em tdo lugar. Os temidos "Narks", o skinheads de Dublin, e uma cambada de adolescentes q aproveitam das regalias por serem menores de idade para pintar e bordar, e o foco sao estrangeiros. Pessoas t abordam na rua pedindo dinheiro tentando entimidar e se ve, na msm proporcao, criancas e adultos, irlandeses na maioria, com os olhos roxos e hematomas das rotineiras brigas. Sai do Brasil com a ilusao idiota de q nao veria violencia na europa, mas descobri q o ser humano tem diferentes motivos e formas de se violentar.

Algumas semanas atras tivemos a divertida visita de Antonie, o primo distante da Tiphaine, q chegou da franca de mala e cuia direto pra nossa sala ate conseguir um flat. Dooooido de pedra, dancava techno tonic na sala e minutos depois chorava no telefone com a mae e/ou amigos de saudade deles (2dias q tinha deixado paris). Ainda bem q se mudou pq escapou por pouco da Tiphaine mata-lo aki. Tio Genesio esteve aki 2dias e fomos pra "pegations" como nos bons tempos de Brasil e agora ele nao acha Dublin tao ruim qto pensava.

Depois fomos para Templemore, cidadizinha da regiao central da Republica da Irlanda, e conheci a familia do Michael, tipica familia irlandesa. Musica e comida tipica na fazenda e um bom vinho aquecido em cima da lareira, trazido de portugal pelos meus tios, foram 2dias q consegui aprender mto sobre esses nativos da ilha.

Recebo varios pedidos de fotos, mas kro ver quem vai pousar para uma foto na pc 7 ou nos eventos da pc da estacao pra me enviar e diminuir minhas saudades. E os churrascos? butecadas? eu vim pra ca e meus amigos encaretaram?? facam-me o favor de manter meu nome nos emails sobre as baladas pq eu to contando tdo q acontece aki e sabendo de nda dai!

Acordei cedo em Templemore, a cidadizinha da mae do Michael, e ainda com a grama congelada fomos para a Igreja participar da celebracao dos 15 anos do falecimento do pai do Michael.
Mesmo solonento e deslumbrado por enfim comecar a descobrir realmente a cultura irlandesa, diante de tanta novidade as semelhancas daquela simpatica senhora com minha vo Tieta fez daquela manha a mais saudosa desde que cheguei na Irlanda.
Acordar cedinho em uma manha congelante e o cafe ja esta pronto na mesa e uma velhinha aquecida por uma fe ferverosa me esperando para a missa. A velhinha que, com um sorrisinho escondido, reprime suas piadinhas na igreja, mas sem esconder a satisfacao por vc esta ali ao lado dela. A lista de numeros de telefone de toda familia, colada ao lado do telefone, pregos espalhados pelas paredes para pendurar trecos, santos, oracoes e um monte de coisa quardada que ela nunca vai precisar, mas se justifica, quem sabe um dia alguem precise...

Enquanto falava com Deus em portugues mesmo, porque o sotaque de um padre irlandes idoso do interior eh impossivel de entender, pensava na irresistivel ligacao que ainda nesse dia eu faria pra ela:
- Ei vo!!! Eh o Juninho, tdo bem ai?
- Eu sei q o Juninho. Gracas a Deus meu filho, ta tdo bem gracas a Deus. E vc?
- To bem vo. Fui a missa com a mae do frango d`agua, ela eh igualzinha a senhora....as mesmas manias de veiii... hehehe
e o tio Genesio ta bem tb, aquele sem uma isca de religiao, ate foi a missa semana passada.
To estudando...trabalhando....
- E a cachacada?
- Ah vo, nao sou de ferro ne?....to precisando sai da pegacao vo....to demaaaais.
- Fe da puta!!! para com isso, escuta sua vo! Eu to achando q vc formou em faculdade de safadeza!!aiaiai.... Mas, e vc meu filho, ta gostando mesmo dai? e o friiiiio?
- To adorando vo, ta tdo legal.
- entao, ta bom......
- O vo reza por mim, ta?
- O meu filho vc sabe q eu nao rezo pra ninguem em especial. Mas rezo pra toda nossa familia, primeiro meus filhos e depois meus netos, mas pode ter certeza q to pedindo pra nossra aparecida iluminar seus caminhos.
- Ta bom vo....fica amarrando mixaria. Tchau proce! benca vo?
- Tchau meu filho, fica com Deus, q Deus t abencoe e qdo vc quiser voltar vc volta.

Saimos da igreja e fomos tomar um cha na ksa de um parente e em menos de 10minutos minha irma me liga pra contar q de pura antipatia a vo nao quis acordar hoje. Liguei pro tio Genesio q estava em outra ksa e ele ainda nao sabia de nada. Tive q retornar pra minha irma, sofrendo pelas duas vos q eu amo, pra confirmar de novo qual era a vo q nao me esperaria voltar pro Brasil para poder dar a noticia ao tio. Minha irma confirmou de novo. A vo que nao vou encontrar mais eh aquela "a mais velha do santa helena".
Um dia antes ela tinha feito uma endoscopia e todo mundo foi "la em ksa" paparicar a veia. Consigo escutar ela dizer: - Oh! tava so eu e a Marli aki, ate ainda agora. Num instantim apareceu essa cambada. Esse povo daki de ksa eh igual bicho-de-monte, so anda em tropa.
Pela endoscopia os medicos encontraram uma manchinha no esofago, q pra mim seria um pedacinho de fumo q teria agarrado ali, mas poderia ser algo grave. Ela q sempre dizia: "Eu sou uma boba! nao compreendo muito bem das coisas, nao." ja sabia oq tava acontecendo com ela, a razao de tanto esmuricimento.
Levantar cedo, varrer as folhas no lote, fazer o cafe e o come fica pronto ao meio dia, cambada! quem quiser comer come, quem nao quiser nao come, mas vou avisando q quem vem na frente bebe agua limpa e vcs conhecem como eh aki em ksa, na msm hora q nao tem ninguem chega a tropa toda pra almocar.
A oracao de dispois do come: "obrigado Senhor, por vos me destes o de comer sem eu merecer. Amem." e o irrecusavel convite pra tirar-um-sono depois do almoco. De tardizinha vai chamar o Rodrigo pra gente buscar umas latas de oleo q ta em promocao la no Epa ou entao ir ganhar o dinheiro do a-po-sen-ta-do do Divino no vispa na ksa da Neide. A noite, sem dar convianca, a vo e a Xica do Machado (a gata) se recolhiam no quarto e de tras da porta se ouvia, baixinho, os murmurios de suas oracoes.
Oh vo, eu sou um Ze do zeca (cabeludo) que nao agradeco o come (como mto e nao engordo), mas eu juro q nao eh antipatia qdo eu digo q minha comida predileta eh a sua carne de panela, abobora, arroz (novo), feijao (inteiro), alface temperada com limao do lote, pimenta, farinha e suco de cove do lote tb.
Hj fica ainda mais claro o significado da "hora do come" q a senhora tentou mostrar pra gente todos esses anos. A senhora programava seu dia todo pra aquele momeno sagrado, de partilha, onde a senhora compartilhava com a gente todo seu amor, carinho e nos alimentava tambem com sua fe. O restinho de suas forcas fazia oq a senhora acreditava ser sua principal obrigacao, manter toda nossa familia unida e tentar ensinar oq a senhora aprendeu depois de 84anos q o mais importante dessa vida eh a familia e a fe.
Agradeco a Deus pela fantastica experiencia de ter sido seu neto e pela tranquila e merecida passagem q a senhora teve. A senhora achou q ficaria longe das antipatias? agora vai ter q aturar o Marcelo, o mais antipatico de todos. Mas tem o tio nhanha pra tomar conta da senhora, tia Judite pra parceria no vispa e a tia Nair pra lembrar a senhora de tomar banho. Agora sei q quem nao entende mto das coisas sou eu, mas tenho a certeza de onde estiver a senhora continua cumprindo seu papel de mae, de vo, de crista e divertindo muito gente por ai.
Deus ta t chamando, Marieta-ta!